Chevy TrailBlazer, TrailBlazer SS and GMC Envoy Forum banner

4.2 Substituição da embreagem da ventoinha com fotos

222K views 58 replies 44 participants last post by  Kico  
#1 · (Edited by Moderator)
Olá a todos, lendo vários tópicos e pesquisando um problema meu, notei que não havia um bom tópico sobre a substituição da embreagem do ventilador com fotos. Li muitas postagens e as pessoas estavam reclamando que este era o pior trabalho que já fizeram e na verdade não é tão ruim assim.

Lista de ferramentas:
  • Chave 1 7/16"
  • Martelo
  • Catraca
  • Chave de torque (sugerida)
  • Extensão de 3"
  • Soquete de 10 MM
  • Soquete de 13 MM
  • Alicate para braçadeiras de mangueira ou alicates de pressão
  • Barra de alavanca longa (opcional)

Observações a serem lembradas:

Tenha cuidado ao manobrar a embreagem do ventilador e a proteção perto do radiador. Você pode facilmente danificar os delicados tubos de resfriamento no radiador se os atingir.

Ao reinstalar a embreagem do ventilador na bomba d'água, certifique-se de rosqueá-la à mão para começar e mantê-la devidamente alinhada durante a rosqueamento. As roscas da bomba d'água e da embreagem do ventilador são muito finas e facilmente danificadas.

Lave todo o anticongelante derramado antes de ligar o veículo. Caso contrário, a correia serpentina irá escorregar e chiar.

Complete o anticongelante quando terminar, permitindo que o motor funcione, o termostato abra e as bolhas de ar saiam.

Conforto e capacidade de fazer este trabalho: Baixo a médio
Tempo para concluir: 1 hora.

#1 Antes de alugar ou comprar um monte de ferramentas especiais inúteis. Vá à sua loja de ferramentas local para esta chave. Cerca de US$ 12 na TSC.

Image

#2 Removendo o suporte superior do núcleo do radiador. 8 parafusos 6 13MM e 2 10MM. Algumas visualizações diferentes.

Image

Image

Image

#3 Remova a mangueira superior do radiador. Eles fabricam uma ferramenta especial para as braçadeiras de mangueira com mola, no entanto, um bom par de alicates de junta deslizante (alicate de pressão) funciona bem. Enxágue o anticongelante derramado com água!

Image

#4 Desconecte o conector elétrico da embreagem do ventilador. Algumas visualizações diferentes.

Image

Simples aperto da aba para soltar. Pode haver um clipe de bloqueio para remover, o meu não tinha.

Image

Image

#5 Solte e solte a proteção do ventilador. A PROTEÇÃO DO VENTILADOR AINDA NÃO FOI REMOVIDA! Isso acontecerá mais tarde! Existem 2 parafusos com cabeça de 10MM nos cantos superiores da proteção, duas abas de borracha nas laterais e as linhas do resfriador de óleo da transmissão na face traseira. As abas de borracha são apenas empurradas em (2) mamilos em cada lado. A longa barra de alavanca ajuda a alcançar e soltar essas abas. As linhas do resfriador de transmissão são presas na proteção, outro lugar para usar uma barra de alavanca para retirá-las. Quando forem liberadas, empurre-as para baixo, abaixo de seu retentor.

Esta primeira foto é a mesma da mangueira do radiador ausente. Se você olhar abaixo do pescoço, verá uma das abas onde um dos parafusos de 10 mm está preso. A outra aba está simplesmente na extremidade oposta da proteção.

Image

As abas de borracha na lateral do radiador eram impossíveis de fotografar enquanto ainda estavam montadas. Portanto, as fotos a seguir mostram os lados esquerdo e direito do radiador com as abas após a remoção da proteção. Se você olhar de perto, poderá ver os dois orifícios nas abas de borracha onde elas se prendem aos mamilos na proteção do ventilador. Os dois topos das abas seriam mais fáceis de cima do caminhão, alcançando para baixo. As duas partes inferiores podem ser mais fáceis de baixo, alcançando para cima. ESTES ESTÃO AQUI POR UMA RAZÃO, COLOQUE-OS DE VOLTA QUANDO TERMINAR!

Image

Image

As próximas duas fotos mostram a liberação das linhas de transmissão da proteção do ventilador. Empurre as linhas para baixo, abaixo de seu retentor, para que a proteção as libere quando você a levantar.

Image

Image

#6 Solte e remova a embreagem do ventilador da bomba d'água. É aqui que a chave de 1 7/16" e o martelo entram em ação. Coloque a chave na porca grande que prende a embreagem do ventilador à bomba d'água e 3-6 boas batidas com um martelo e a embreagem solta sua aderência. A embreagem solta no sentido anti-horário, olhe para a foto! Depois que a aderência inicial for liberada, você pode girar o ventilador e a embreagem da bomba d'água com a mão. Depois de soltá-lo completamente, empurre a embreagem do ventilador para a frente para limpar a bomba d'água e levante-a sobre os parafusos da polia da bomba d'água. Ele pode descansar lá até que você esteja pronto para removê-lo e a proteção do ventilador juntos. O ventilador é integrado na proteção do ventilador. ELES DEVEM SER REMOVIDOS JUNTOS. Veja a próxima etapa!

CONTINUA>>>>

#2 · (Edited)
Algumas vistas diferentes:

Image

Image

Ventoinha puxada para a frente e levantada acima dos parafusos da polia da bomba de água.

Image

Image

#7 Remover a ventoinha, a embreagem da ventoinha e a proteção da ventoinha, tudo como um conjunto. Isso é muito rápido e fácil. Você deve ter as linhas do resfriador de transmissão abaixo de seu retentor, a ventoinha removida da bomba de água e apoiada acima das roscas e os parafusos da polia da bomba de água, conforme mencionado anteriormente.
Há muita oscilação acontecendo aqui, mas tudo sai como uma unidade!
O melhor lugar para começar é levantar o canto direito da proteção acima do pescoço superior do radiador. (Lado direito do carro, lado esquerdo da sua visão.) Depois de concluído, é apenas alguma manobra e tudo vai levantar e sair como uma unidade.

Image

Observação: Ao reinstalar, a proteção deve descer e entrar com o canto próximo ao pescoço superior do radiador sendo o último! Tenha cuidado para não atingir as aletas do radiador durante a remoção ou instalação, pois podem ocorrer danos ao radiador.

#8 Separe a embreagem da ventoinha da ventoinha e da proteção. Muito fácil, desconecte o chicote elétrico da embreagem da proteção da ventoinha. Remova os 4 parafusos de retenção da ventoinha em sentido inverso para instalar. Aperte os 4 parafusos de retenção da ventoinha para 20 pés. Lbs. quando terminar. Sinto que apertar esses parafusos é uma etapa importante. Inverta todas as etapas anteriores para remontar a unidade e reinstalar no veículo.

Image

Image

Image

Image

Image

#9 Inverta os procedimentos para remontar e instalar.
Notas:

Tenha cuidado ao reinstalar o conjunto no veículo para não danificar o radiador. Tome precauções para rosquear corretamente a embreagem da ventoinha de volta na bomba de água. Ele rosqueia no sentido horário. Use a chave e o martelo com 3-4 golpes sólidos para apertar. Existe uma especificação de torque para isso, no entanto, não é prático e não vai soltar depois de apertado.

Certifique-se de que o líquido de arrefecimento seja reabastecido e que o termostato abra.
Se você desmontou, monte-o!

Não me responsabilizo por erros de ortografia, pontuação, etapas ausentes ou danos ao seu veículo. FAÇA esta tarefa por sua conta e risco, esta postagem foi feita para ser um guia, nada mais.

#31 · (Edited)
Substituindo a embreagem do ventilador no '07 Trailblazer

Algumas visões diferentes:

Image

Image

Ventilador puxado para a frente e levantado acima dos parafusos da polia da bomba d'água.

Image

Image

#7 Removendo o ventilador, a embreagem do ventilador e a proteção do ventilador, tudo como um conjunto. Isso é muito rápido e fácil. Você deve ter as linhas do resfriador da transmissão abaixo de seu retentor, o ventilador removido da bomba d'água e apoiado acima das roscas e os parafusos da polia da bomba d'água, conforme mencionado anteriormente.
Há muita oscilação acontecendo aqui, mas tudo sai como uma unidade!
O melhor lugar para começar é levantar o canto direito da proteção acima do pescoço superior do radiador. (Lado direito do carro, lado esquerdo da sua visão.) Depois de concluído, é apenas alguma manobra e tudo vai levantar e sair como uma unidade.

Image

Observação: Ao reinstalar, a proteção deve descer e entrar com o canto próximo ao pescoço superior do radiador sendo o último! Tenha cuidado para não atingir as aletas do radiador durante a remoção ou instalação, pois podem ocorrer danos ao radiador.

#8 Separe a embreagem do ventilador do ventilador e da proteção. Muito fácil, desconecte o chicote elétrico da embreagem da proteção do ventilador. Remova os 4 parafusos de retenção do ventilador e inverta para instalar. Aperte os 4 parafusos de retenção do ventilador a 20 pés. Lbs. quando terminar. Sinto que o torque desses parafusos é um passo importante. Inverta todas as etapas anteriores para remontar a unidade e reinstalar no veículo.

Image

Image

Image

Image

Image

#9 Inverta os procedimentos para remontar e instalar.
Observações:

Tenha cuidado ao instalar o conjunto de volta no veículo para não danificar o radiador. Tome precauções para rosquear corretamente a embreagem do ventilador de volta na bomba d'água. Ele rosqueia no sentido horário. Use a chave e o martelo com 3-4 golpes sólidos para apertar. Existe uma especificação de torque para isso, no entanto, não é prático e não se soltará uma vez apertado.

Certifique-se de que o líquido de arrefecimento seja reabastecido e o termostato abra.
Se você desmontou, monte-o!

Não me responsabilizo por erros de ortografia, pontuação, etapas ausentes ou danos ao seu veículo. FAÇA esta tarefa por sua conta e risco, esta postagem foi feita para ser um guia, nada mais.
Ótimo post, Bowhunter. Eu tive um problema intermitente com meu '07 TB e estava preocupado que pudesse ser um problema elétrico, porque alguns meses atrás, minhas luzes baixas se apagaram enquanto eu dirigia na estrada e à noite. Aconteceu algumas vezes e, como é um relé idêntico, pensei que poderia ser um problema elétrico com a embreagem do ventilador. Eu também tive um P0495 algumas vezes e apenas redefini o código. No entanto, a caminho de casa do trabalho, a embreagem permaneceu engatada. Então, levei ao meu revendedor Chevy local, que confirmou que era a embreagem. Eles disseram que poderiam substituí-la por incríveis US$ 900,00. Eles disseram que poderiam me conseguir um depois de marcado em cerca de 4-5 dias. Eles também me cobraram US$ 99,00 pelo diagnóstico. Eu disse a eles que não, obrigado, vou substituí-lo eu mesmo.
Encontrei um a alguns quarteirões do revendedor na Auto Plus Parts por US$ 173,00.

Não posso dizer que foi tão fácil, porque a porca da embreagem estava realmente lá. Tive que usar uma chave crescente grande com um cano de 3' por cima. Depois disso, foi tudo tranquilo. Estou apenas torcendo para não receber outro código, apenas para descobrir que era um problema elétrico.

Sua postagem com fotos foi extremamente útil.

Muito obrigado :)

#6 ·
Dirigir meu TB 2002 (130K) agora soa como se eu tivesse dois ventiladores de caixa montados em cada lado do meu encosto de cabeça. Depois de ler a maioria desses tópicos informativos, concluí que preciso de uma nova embreagem do ventilador.

As instruções passo a passo e as fotos são excelentes, mas minha pergunta é... importa qual peça eu peço na RockAuto.com? Parece-me haver uma diferença de preço significativa entre os fabricantes. Qualquer conselho sobre qual peça comprar seria útil!

PEÇA DORMAN # 622001 $126.79

PEÇA FOUR SEASONS # 46024 $210.79

PEÇA HAYDEN # 3200 $214.89

PEÇA ACDELCO # 1540133 $272.79

:thx

#7 ·
A embreagem do ventilador do meu Trailblazer 2002 falhou após 130.000 milhas, então coloquei uma unidade AC Delco #1540133 (fabricada pela BEHR) que comprei na Amazon em shopacdelco.com por $220,94 mais $11,79 de frete - o melhor preço que encontrei!

Optei pela peça AC Delco porque ouvi algumas coisas negativas sobre outras peças e já estou economizando cerca de $500 fazendo isso sozinho.

As fotos de Bowhunt_Pro foram muito úteis.

Algumas dicas de instalação:

1. Usei uma alavanca longa e uma chave inglesa ajustável com um tubo de PVC de 1 1/2" x 30" para alavancagem e a porca saiu fácil. Certifique-se de que a alavanca não está em contato com a porca, pois ela está muito próxima ali.

2. As 2 abas de borracha nas laterais da proteção são presas por (2) "pinos" em forma de L na proteção - o pino superior tem a "perna" virada para cima e o pino inferior tem a "perna" virada para baixo - saber disso o ajudará a tirar e colocar as abas.

3. A nova unidade fica cerca de 1/2" mais perto do motor e, no meu caso, isso fez com que a ventoinha entrasse em contato com uma braçadeira da mangueira do ar condicionado e da direção hidráulica que é montada perto da parte inferior da ventoinha - que barulho! Raspei um pouco da ventoinha antes de desligá-la, então verifique essa folga. Apenas enfiei uma vareta lá e marteliei a braçadeira para baixo para limpar, talvez ela tenha se dobrado de alguma forma nos últimos 10 anos.

4. Depois de remover e, em seguida, instalar a embreagem do ventilador, achei mais fácil aliviar a tensão na correia serpentina e removê-la do alternador. Isso permite que você alinhe a porca da embreagem do ventilador com o eixo da bomba d'água e gire a polia da bomba d'água para rosqueá-la, em vez de tentar girar o conjunto da embreagem/ventilador, o que achei difícil de fazer e ainda manter o alinhamento adequado.

5. Não atualizei a programação do PCM, o ventilador parece operar bem e a luz SES apagou sozinha após cerca de 25 milhas e 3 partidas.

#8 ·
Obrigado pelas fotos e pelo relato

Enfrentei este trabalho na última sexta-feira à noite junto com a bomba de água e o termostato. 02 TB com 145 mil milhas.

A embreagem do ventilador falhou, rugia na maior parte do tempo e começou a definir códigos.

Novo termostato instalado, removi o alternador, o que tornou o trabalho muito mais fácil.

Nova bomba de água instalada, a antiga estava começando a vazar um pouco.

Novo tensor da correia também instalado, o rolamento na polia estava ficando barulhento.

Nova embreagem do ventilador Hayden 3200 instalada.

Obrigado pelas fotos e pelo relato, também por outras postagens sobre a substituição da bomba de água, alternador e termostato. :thumbsup:

Demorou cerca de 4 horas para concluir.

#13 ·
Parece VENTILADORES DE CAIXA sob o capô!!

Eu estava recebendo a luz SES e a luz de Potência Reduzida (RP). O código apareceu para o cabo da embreagem do ventilador ou para a embreagem do ventilador.

Eu segui as instruções à risca e a instalação correu bem, mas quando instalei a NOVA embreagem AC DELCO, comecei a descer a rua e parecia que ENORMES ventiladores de caixa estavam sob o capô.

Pode alguém esclarecer algo.....ao armazenar essas embreagens, a porca deve estar voltada para cima, correto? Se estiverem voltadas para baixo durante o armazenamento por um longo período de tempo, isso danificará a embreagem?

Minha peça # combinava com a de Bowhunt_Pro (p/n 25790867 / N2575001), mas não consigo entender por que soava tão alto quando comecei a descer a rua. Soava bem quieto em marcha lenta....então instalei a embreagem antiga. A luz RP está apagada e ainda não voltou, mas a luz SES permanece acesa. O motor não está esquentando, permanecendo em torno de 205-215F

No passado, descobri que os fios de alguma forma perdem sua isolação (design muito ruim) e acabam entrando em curto-circuito. Nesse caso, na maioria das vezes, você só precisa de um chicote de fios de substituição.

Eu acho que essa será minha próxima jogada - pedir o chicote de fios e se isso não curar a luz SES, então eu vou puxar o gatilho em outra embreagem da AC Delco.

Obrigado a TODOS!

#18 ·
Pictures don't capture the swears that you will say trying to get the fan clutch nut off!
Bem... eu fiz o meu no fim de semana, e você está correto. Tive que remover a minha embreagem desaparafusando a bomba de água do motor, colocar aquela coisa no torno e quebrei o eixo da bomba de água tentando desaparafusar a embreagem. Finalmente, cortei a porca da embreagem do eixo da bomba de água com uma rebarbadora. 4 horas desperdiçadas por falta de nunca-agarrar.:mad:

#16 · (Edited)
Sim, parecia um avião de pulverização... e sim, eu tive algumas palavras escolhidas que meu filho de 6 anos me diria: "você tem uma boca suja".

Rosca cruzada...?? Estou com dificuldade em acreditar nessa ideia, pois rosqueou suavemente. Além disso, tirei o "novo" e coloquei o mais antigo de volta no lugar. Nunca tive nenhum problema de rosca cruzada...

Resumo:
antigo = luz SES, luz de potência reduzida em algumas ocasiões

novo = uma vez instalado, soava como um avião de pulverização/ventiladores de caixa de janela

de volta com o antigo = sem som de avião de pulverização/ventilador, mas luz SES e sem luz de potência reduzida em algumas ocasiões

Alguém ouviu falar de "Os modelos mais antigos deveriam ter recebido um reflash PCM do revendedor. Se este problema ocorrer novamente após a substituição da embreagem do ventilador, então um reflash é necessário. Existem muitos casos em que o reflash é a única correção necessária e o revendedor é o único lugar onde isso pode ser feito, a menos que você conheça uma oficina de ajuste de PCM."
http://wiki.answers.com/Q/Replaced_...t_engine_and_the_idle_seems_to_always_run_high_wth_loud_soundofair_limitedpower

#17 ·
Em primeiro lugar, muito obrigado pela ótima postagem original e por todas as respostas. Substituí a bomba de água e a embreagem do ventilador ontem e certamente não teria conseguido fazê-lo sem este site.

Por mais de seis meses, vinha tendo baixa quilometragem e marcha lenta com engasgos/solavancos. Na semana passada, a moagem começou. Sutil no início, mas depois de dois ou três dias, cresceu para o barulho de "caminhão semi-reboque dando a partida". A luz SES acendia de vez em quando. Parecia acender ao subir uma ladeira ou ultrapassar na rodovia.

Paguei US$ 200 por uma embreagem Hayden e US$ 50 por uma bomba Master Pro, ambas com garantia vitalícia, na O'Reilly. Também "peguei emprestado" o kit de ferramentas de substituição da bomba por US$ 75,99, que foi totalmente reembolsado na devolução. Além da chave de 36 mm para tirar a embreagem da bomba d'água, o resto das ferramentas achei inúteis.

Algumas notas:

• Deslize papelão entre a ventoinha/cobertura e o radiador para não danificar nenhuma das aletas do radiador.
  • Para impedir que a polia gire ao tirar a embreagem da bomba, use o método da corrente. Pegue um pedaço de corrente de espessura média de 30 cm e um mosquetão. Prenda uma extremidade à polia usando um dos parafusos da polia. Prenda o mosquetão ao suporte do alternador.

Todo o resto foi bastante simples. Demorou um pouco de força e muita manobra para tirar o conjunto da ventoinha/cobertura e ele voltou muito mais fácil.

Imediatamente na inicialização, o estrondo/moagem do caminhão semi-reboque desapareceu e a marcha lenta ficou totalmente suave. A luz SES acendeu. Fui dar uma volta e, nos primeiros cinco minutos, ouvi o forte zumbido do "motor a jato", mas ele desapareceu. Depois de talvez cinco milhas, a luz SES também apagou e não voltou.

Obrigado novamente a todos aqui por fazer meu sábado ser muito, muito melhor do que eu pensava quando acordei.

#21 ·
Acabei fazendo isso hoje. Muito obrigado pela explicação, foi de MUITA ajuda!

Como minha bomba d'água continuava girando, acabei apenas tirando a correia da bomba d'água e colocando uma cinta de catraca sobre a bomba enquanto soltava a porca grande na embreagem da ventoinha. Demorou muito músculo do braço, mas acabei fazendo isso e a correia dentada está funcionando perfeitamente. Novamente, obrigado.

#22 ·
Nunca mais!!

Eu mandei substituir a minha bomba de água há 1 ano e não o fiz eu mesmo, pois as instruções diziam para desmontar completamente a frente do veículo. Eu desembolsei o dinheiro e paguei um mecânico para o fazer. Agora, a ventoinha da embraiagem está presa na posição ligada e precisa de ser substituída. Graças a este tópico, sinto que posso assumir este projeto.

Eu avisarei como corre.:thumbsup:

#24 ·
Obrigado pelas fotos. Ótima ajuda.
Verifiquei os números de série na parte traseira da embreagem com um espelho dentário e determinei, junto ao fabricante, que a embreagem original havia sido substituída e que a embreagem do meu TB (comprado usado) estava na garantia. A Behr substituiu a embreagem sem nenhum custo para mim. (Os revendedores ******* por aqui queriam me cobrar US$ 1200 para fazer a luz SES desaparecer).
Sem problemas em fazer o trabalho sozinho. No entanto, descobri que o chicote elétrico na extremidade da embreagem, onde os fios saem do tubo de borracha, estava muito desgastado. Isso bem que poderia ter sido o problema, em vez da própria embreagem.
Joe

#25 ·
Missão cumprida!

Primeira publicação no site (desculpe! ) Só queria tirar um momento e dizer "Obrigado! " ao Bowhunt Pro e outros por criar e contribuir para este tópico. Acabei de substituir a embreagem do ventilador, a bomba de água e a correia serpentina ontem. Embora ainda tenha sido um problema real, este "como fazer" sobre a substituição da embreagem do ventilador tornou tudo muito, muito mais fácil. A bomba de água é fácil, fácil, uma vez que a proteção do ventilador está fora do caminho.

Tive que alugar a ferramenta da embreagem do ventilador para soltar a porca do cubo. Mesmo usando minha chave de 1 7/16" e martelo com um cabo de aço prendendo a polia ao suporte superior do alternador não funcionou....apenas dobrou o suporte.

Considerando que uma oficina teria me cobrado cerca de US$ 1200 para fazer este trabalho, economizei cerca de US$ 1000, já que consegui todas as minhas peças na Amazon por menos de US$ 200.

Usei as seguintes peças:

Embreagem do ventilador: Dorman #622- 001 $117
Bomba de água: GMB #130-7700 $37
Correia: Goodyear Gatorback #4060915 $35

'03 TB LT
131K milhas (primeira substituição da embreagem do ventilador ou bomba de água)

Steve

#26 ·
Steve,

Eu fiz a minha embreagem do ventilador a 203.000 milhas no meu Trailblazer 2003. Sim, a bomba de água é fácil neste ponto, considerando que custa $30. Sem problemas!

Eu acabei de fazer o meu alternador a caminho do acampamento de veados no estacionamento da Autozone em Gaylord Mi. R/R em cerca de 65 minutos. Certifique-se de ter uma chave de catraca curta e atarracada de 15 mm para o parafuso inferior inferior.....dica! O alternador apagou a 259.000 milhas e era o original.

#27 ·
Steve,

Eu fiz a minha embreagem do ventilador com 203.000 milhas no meu Trailblazer 2003. Sim, a bomba de água é fácil neste ponto, considerando que custa $30. Sem problemas!

Eu acabei de fazer o meu alternador a caminho do acampamento de veados no estacionamento da Autozone em Gaylord Mi. R/R em cerca de 65 minutos. Certifique-se de ter uma chave de catraca curta e atarracada de 15 mm para o parafuso inferior inferior.....dica! O alternador pifou com 259.000 milhas e era o original.

Bugsy
Obrigado, Bugsy, pelo aviso sobre o alternador. O meu está bom, além de ser um pouco "whiney"....lol. Eu substituí a bomba da direção hidráulica, o tensor e as polias tensoras ao longo dos anos, tentando eliminar aquele gemido irritante, mas suspeito que o alternador seja o último culpado por causar o ruído, embora a bomba da direção hidráulica tenha sido definitivamente responsável por cerca de metade do ruído. Você teve algum problema de ruído com o seu alternador antes que ele pifasse?

#28 ·
Fiz minha própria ferramenta e mod para simplificar o trabalho

Obrigado pelas ótimas dicas neste tópico, juntamente com as fotos.

Por não conseguir obter a ferramenta de remoção da ventoinha da embreagem GM em minha pequena cidade de 5 milhões, tive que fazer a minha. Comprei estoque de aço de 1,5"x36" e 1/8" de espessura. Furei dois furos de 7/16", com 2" de distância. Em seguida, usei uma serra tico-tico com uma lâmina de corte de metal para entalhar o centro. Isso garante que a ferramenta não interfira na porca da embreagem da ventoinha. Cortei o comprimento do estoque para 20". 36" era um pouco longo demais. Ele manteve a polia parada enquanto eu usava a chave inglesa de 18" para soltar a porca da embreagem da ventoinha. Funcionou perfeitamente e foi forte o suficiente.

Então, usei minha ferramenta Dremel para cortar um entalhe na proteção. Isso me permitiu deslizar a embreagem da ventoinha para fora no lado direito entre a proteção e o radiador, usando o entalhe para obter folga para uma porca de 1 7/16 na embreagem. Por mais que eu tentasse, não consegui tirar a embreagem sem fazer isso. Eu não queria remover a proteção ou desconectar quaisquer mangueiras do radiador ou danificar o radiador. Coloquei um pouco de papelão na frente do radiador ao deslizar a embreagem da ventoinha para fora. Ajudou a proteger o radiador.

Finalmente, apliquei um pouco de fita adesiva de alumínio para selar a proteção. Posso atualizar isso para um pequeno pedaço de metal parafusado na proteção, mas por enquanto isso servirá.

Attachments