Olá a todos, lendo vários tópicos e pesquisando um problema meu, notei que não havia um bom tópico sobre a substituição da embreagem do ventilador com fotos. Li muitas postagens e as pessoas estavam reclamando que este era o pior trabalho que já fizeram e na verdade não é tão ruim assim.
Lista de ferramentas:
Observações a serem lembradas:
Tenha cuidado ao manobrar a embreagem do ventilador e a proteção perto do radiador. Você pode facilmente danificar os delicados tubos de resfriamento no radiador se os atingir.
Ao reinstalar a embreagem do ventilador na bomba d'água, certifique-se de rosqueá-la à mão para começar e mantê-la devidamente alinhada durante a rosqueamento. As roscas da bomba d'água e da embreagem do ventilador são muito finas e facilmente danificadas.
Lave todo o anticongelante derramado antes de ligar o veículo. Caso contrário, a correia serpentina irá escorregar e chiar.
Complete o anticongelante quando terminar, permitindo que o motor funcione, o termostato abra e as bolhas de ar saiam.
Conforto e capacidade de fazer este trabalho: Baixo a médio
Tempo para concluir: 1 hora.
#1 Antes de alugar ou comprar um monte de ferramentas especiais inúteis. Vá à sua loja de ferramentas local para esta chave. Cerca de US$ 12 na TSC.
#2 Removendo o suporte superior do núcleo do radiador. 8 parafusos 6 13MM e 2 10MM. Algumas visualizações diferentes.
#3 Remova a mangueira superior do radiador. Eles fabricam uma ferramenta especial para as braçadeiras de mangueira com mola, no entanto, um bom par de alicates de junta deslizante (alicate de pressão) funciona bem. Enxágue o anticongelante derramado com água!
#4 Desconecte o conector elétrico da embreagem do ventilador. Algumas visualizações diferentes.
Simples aperto da aba para soltar. Pode haver um clipe de bloqueio para remover, o meu não tinha.
#5 Solte e solte a proteção do ventilador. A PROTEÇÃO DO VENTILADOR AINDA NÃO FOI REMOVIDA! Isso acontecerá mais tarde! Existem 2 parafusos com cabeça de 10MM nos cantos superiores da proteção, duas abas de borracha nas laterais e as linhas do resfriador de óleo da transmissão na face traseira. As abas de borracha são apenas empurradas em (2) mamilos em cada lado. A longa barra de alavanca ajuda a alcançar e soltar essas abas. As linhas do resfriador de transmissão são presas na proteção, outro lugar para usar uma barra de alavanca para retirá-las. Quando forem liberadas, empurre-as para baixo, abaixo de seu retentor.
Esta primeira foto é a mesma da mangueira do radiador ausente. Se você olhar abaixo do pescoço, verá uma das abas onde um dos parafusos de 10 mm está preso. A outra aba está simplesmente na extremidade oposta da proteção.
As abas de borracha na lateral do radiador eram impossíveis de fotografar enquanto ainda estavam montadas. Portanto, as fotos a seguir mostram os lados esquerdo e direito do radiador com as abas após a remoção da proteção. Se você olhar de perto, poderá ver os dois orifícios nas abas de borracha onde elas se prendem aos mamilos na proteção do ventilador. Os dois topos das abas seriam mais fáceis de cima do caminhão, alcançando para baixo. As duas partes inferiores podem ser mais fáceis de baixo, alcançando para cima. ESTES ESTÃO AQUI POR UMA RAZÃO, COLOQUE-OS DE VOLTA QUANDO TERMINAR!
As próximas duas fotos mostram a liberação das linhas de transmissão da proteção do ventilador. Empurre as linhas para baixo, abaixo de seu retentor, para que a proteção as libere quando você a levantar.
#6 Solte e remova a embreagem do ventilador da bomba d'água. É aqui que a chave de 1 7/16" e o martelo entram em ação. Coloque a chave na porca grande que prende a embreagem do ventilador à bomba d'água e 3-6 boas batidas com um martelo e a embreagem solta sua aderência. A embreagem solta no sentido anti-horário, olhe para a foto! Depois que a aderência inicial for liberada, você pode girar o ventilador e a embreagem da bomba d'água com a mão. Depois de soltá-lo completamente, empurre a embreagem do ventilador para a frente para limpar a bomba d'água e levante-a sobre os parafusos da polia da bomba d'água. Ele pode descansar lá até que você esteja pronto para removê-lo e a proteção do ventilador juntos. O ventilador é integrado na proteção do ventilador. ELES DEVEM SER REMOVIDOS JUNTOS. Veja a próxima etapa!
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Lista de ferramentas:
- Chave 1 7/16"
- Martelo
- Catraca
- Chave de torque (sugerida)
- Extensão de 3"
- Soquete de 10 MM
- Soquete de 13 MM
- Alicate para braçadeiras de mangueira ou alicates de pressão
- Barra de alavanca longa (opcional)
Observações a serem lembradas:
Tenha cuidado ao manobrar a embreagem do ventilador e a proteção perto do radiador. Você pode facilmente danificar os delicados tubos de resfriamento no radiador se os atingir.
Ao reinstalar a embreagem do ventilador na bomba d'água, certifique-se de rosqueá-la à mão para começar e mantê-la devidamente alinhada durante a rosqueamento. As roscas da bomba d'água e da embreagem do ventilador são muito finas e facilmente danificadas.
Lave todo o anticongelante derramado antes de ligar o veículo. Caso contrário, a correia serpentina irá escorregar e chiar.
Complete o anticongelante quando terminar, permitindo que o motor funcione, o termostato abra e as bolhas de ar saiam.
Conforto e capacidade de fazer este trabalho: Baixo a médio
Tempo para concluir: 1 hora.
#1 Antes de alugar ou comprar um monte de ferramentas especiais inúteis. Vá à sua loja de ferramentas local para esta chave. Cerca de US$ 12 na TSC.

#2 Removendo o suporte superior do núcleo do radiador. 8 parafusos 6 13MM e 2 10MM. Algumas visualizações diferentes.



#3 Remova a mangueira superior do radiador. Eles fabricam uma ferramenta especial para as braçadeiras de mangueira com mola, no entanto, um bom par de alicates de junta deslizante (alicate de pressão) funciona bem. Enxágue o anticongelante derramado com água!

#4 Desconecte o conector elétrico da embreagem do ventilador. Algumas visualizações diferentes.

Simples aperto da aba para soltar. Pode haver um clipe de bloqueio para remover, o meu não tinha.


#5 Solte e solte a proteção do ventilador. A PROTEÇÃO DO VENTILADOR AINDA NÃO FOI REMOVIDA! Isso acontecerá mais tarde! Existem 2 parafusos com cabeça de 10MM nos cantos superiores da proteção, duas abas de borracha nas laterais e as linhas do resfriador de óleo da transmissão na face traseira. As abas de borracha são apenas empurradas em (2) mamilos em cada lado. A longa barra de alavanca ajuda a alcançar e soltar essas abas. As linhas do resfriador de transmissão são presas na proteção, outro lugar para usar uma barra de alavanca para retirá-las. Quando forem liberadas, empurre-as para baixo, abaixo de seu retentor.
Esta primeira foto é a mesma da mangueira do radiador ausente. Se você olhar abaixo do pescoço, verá uma das abas onde um dos parafusos de 10 mm está preso. A outra aba está simplesmente na extremidade oposta da proteção.

As abas de borracha na lateral do radiador eram impossíveis de fotografar enquanto ainda estavam montadas. Portanto, as fotos a seguir mostram os lados esquerdo e direito do radiador com as abas após a remoção da proteção. Se você olhar de perto, poderá ver os dois orifícios nas abas de borracha onde elas se prendem aos mamilos na proteção do ventilador. Os dois topos das abas seriam mais fáceis de cima do caminhão, alcançando para baixo. As duas partes inferiores podem ser mais fáceis de baixo, alcançando para cima. ESTES ESTÃO AQUI POR UMA RAZÃO, COLOQUE-OS DE VOLTA QUANDO TERMINAR!


As próximas duas fotos mostram a liberação das linhas de transmissão da proteção do ventilador. Empurre as linhas para baixo, abaixo de seu retentor, para que a proteção as libere quando você a levantar.


#6 Solte e remova a embreagem do ventilador da bomba d'água. É aqui que a chave de 1 7/16" e o martelo entram em ação. Coloque a chave na porca grande que prende a embreagem do ventilador à bomba d'água e 3-6 boas batidas com um martelo e a embreagem solta sua aderência. A embreagem solta no sentido anti-horário, olhe para a foto! Depois que a aderência inicial for liberada, você pode girar o ventilador e a embreagem da bomba d'água com a mão. Depois de soltá-lo completamente, empurre a embreagem do ventilador para a frente para limpar a bomba d'água e levante-a sobre os parafusos da polia da bomba d'água. Ele pode descansar lá até que você esteja pronto para removê-lo e a proteção do ventilador juntos. O ventilador é integrado na proteção do ventilador. ELES DEVEM SER REMOVIDOS JUNTOS. Veja a próxima etapa!
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